ABA VB MAPP ANÁLISE DE TAREFAS E RASTREAMENTO DE HABILIDADES NÍVEL 1 (0-18 MESES)
VB MAPP ANÁLISE DE TAREFAS E RASTREAMENTO DE HABILIDADES NÍVEL 1 (0-18 MESES)
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APLICANDO
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PACIENTE
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MANDO – NÍVEL 1
1 MANDO
1-a Faz contato visual (troca o olhar) como um mando por atenção ou outros reforçadores 2 vezes (O)
1-b Aproxima-se de um item reforçador para indicar a presença uma operação motivadora 2 vezes (O)
1-c Puxa um adulto para ter acesso a um item reforçador 2 vezes (O)
1-d Aponta ou gesticula em direção a um reforçador a fim de obtê-lo 2 vezes (O)
1-M Emite 2 palavras, sinais ou PECS, podendo requerer dica ecoica, imitativa ou outra dica, exceto dicas físicas( ex. biscoito, livro ) (T/O)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
2 MANDO
2-a Aponta para dois reforçadores diferentes a fim de obtê-los 2 vezes (T/O)
2-b Acena ou diz sim ou não quando lhe é oferecido um reforçador 2 vezes (T/O)
2-c Emite 2 diferentes mandos sem dica ecoica – pode ser com dica verbal ou com objeto (T/O)
2-d Espontaneamente emite 1 mando sem dica imitativa ou ecoica - pode ser com objeto (O)
2-e Generaliza 2 mandos conhecidos entre 2 pessoas diferentes e 2 ambientes (T/O)
2-M Emite 4 mandos diferentes sem dicas (exceto O que você quer? ) - o item desejado pode estar presente (ex.música, mola maluca, bola ) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
3 MANDO
3-a Emite 2 mandos espontâneos (sem dica verbal) - o objeto pode estar presente (O)
3-b Emite 10 mandos sem dica ecoica ou imitativa - pode ser com dica verbal ou com objeto (O)
3-cGeneraliza 3 mandos entre 2 exemplares de um item desejado (ex. pede escorregador para 2 escorregadoresdiferentes) (T/O)
3-d Emite 6 mandos diferentes sem dica ecoica ou imitativa - pode ser com dica verbal ou com objeto (T/O)
3-M Generaliza 6 mandos entre 2 pessoas, 2 ambientes e 2 diferentes exemplares de um reforçador (ex. pede por bolhas de sabão para a mãe e para o pai, dentro e fora, um recipiente vermelho e um azul) (T/O)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
4 MANDO
4-a Pede por atenção 2 vezes com algum tipo de resposta identificável (ex. tocar no braço) (O)
4-b Emite 2 mandos sem o objeto presente – pode ser com O que você quer ? (O)
4-c Emite 2 mandos sem dicas verbais – pode ser com objeto (O)
4-d Pede para os outros atentarem para os mesmo estímulos que está olhando por 5 vezes ao dia (O)
4-e Emite 1 mando para remover um item ou atividade indesejados (ex. não) (T/O)
4-M Espontaneamente emite 5 mandos (sem dicas verbais) – o item desejado pode estar presente(TO: 60 min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
5 MANDO
5-a Emite 3 diferentes mandos sem objeto presente – pode ser com uma dica verbal (ex. mamãe) (T/O)
5-b Emite 3 diferentes mandos sem dicas verbais – pode ser com dica com objeto (T/O)
5-c Os mandos contém entonações que variam e são apropriados a uma atual operação motivadora 2 vezes (O)
5-d Adquire um novo mando em menos de 20 tentativas de treino (T)
5-e Continua a emitir um mando 2 vezes se o reforçador não é entregue (persistência) (T/O)
5-M Emite 10 mandos diferentes, sem dicas (exceto O que você quer ?) – o item desejado pode estar presente (ex. maçã, balanço, carro, suco ) (T/O)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
TATO – NÍVEL 1
1 TATO
1-a Tateia uma pessoa familiar, animal ou objeto com dicas verbais e motivação presente (ex. mamãe) (T/O)
1-M Tateia 2 itens com dica ecoica ou imitativa (ex. pessoas, animais, personagens ou objetos favoritos) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
2 TATO
2-M Tateia 4 itens quaisquer, com dica ecoica ou imitativa (ex. pessoas, animais, personagens ou outros objetos)(T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
3 TATO
3-a Generaliza respostas conhecidas entre 2 pessoas diferentes e 2 ambientes (ex. tateia gatinho para a mãe e para o pai;tateia dada enquanto está na cama e na cozinha) (T/O)
3-b Generaliza tatos entre 2 exemplares de um item para 2 itens (ex. tateia 2 telefones diferentes) (T)
5-c Generaliza tatos entre 3 exemplares de um item para 5 itens (ex. tateia 3 diferentes colheres) (T)
3-M Tateia 6 itens não reforçadores (ex. sapato, chapéu, colher, carro, copo, cama) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
4 TATO
4-b Tateia 2 figuras de um livro ou cartão (2D) (ex. pato, bola) (T)
4-a Olha para fotos familiares e, com dicas verbais, tateia 2 membros familiares (T)
4-M Tateia espontaneamente 2 itens diferentes (sem dicas verbais) (TO: 60 min.) 5-a Tateia 5 figuras (2D) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
5 TATO
5-a Tateia 5 figuras (2D) (T)
5-b Mantém um tato recém adquirido depois de 24 horas sem treino (T)
5-c Generaliza tatos entre 3 exemplares de um item para 5 itens (ex. tateia 3 diferentes colheres) (T)
5-M Tateia 10 itens (ex. objetos comuns, pessoas, partes do corpo ou figuras) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
RESPOSTA DE OUVINTE – NÍVEL 1
1H
1-a Vira a cabeça para localizar a origem de um som (ex. campainha, brinquedo estridente, toque do telefone) (O)
1-M Atenta para a voz de um falante fazendo contato visual com o mesmo, 5 vezes (TO: 30 min.)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
2H
2-a Sorri ao som da voz do cuidador 2 vezes (O)
2-M Responde ao ouvir seu próprio nome 5 vezes (ex. olha para o falante) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
3H
3-a Interrompe a brincadeira quando seu nome é chamado (T/O)
3-b Responde ao não, quente, pare , ou outros comandos em um contexto apropriado (O)
3-c Atenta para um objeto ou figura quando nomeados (sem discriminação) 5 vezes (O)
3-d Responde a 2 instruções verbais simples (1comando) em um contexto (ex. “ sente” , quando diante de uma cadeira) (T/O)
3-e Discrimina 2 membros familiares ou animais quando nomeados (ex. Onde está o papai? ) (T/O)
3-f Discrimina 2 objetos quando apresentados no nível dos olhos da criança (ex. olha, toca ou aponta para uma bolaquando são mostrados uma bola e um sapato e perguntado para tocar a bola) (T)
3-M Olha, toca ou aponta o membro familiar correto, animal ou outro reforçador quando apresentado em umconjunto de 2 estímulos, para 5 reforçadores diferentes (ex. Onde está o Elmo? Onde está a mamãe? ) (T/O)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
4H
*
4-a Seleciona o item correto em um conjunto de 2 por 10 objetos ou figuras diferentes (T)
4-b Mantem contato visual com o falante por 2 segundos (O)
4-c Toca 2 partes do corpo (ex. Toque seu nariz. Onde estão suas orelhas? ) (T)
4-d Desempenha 2 ações motoras (ex. Bata palmas. Você pode girar? ) (T)
4-e Seleciona o item correto em um conjunto de 3 quando nomeado, por 10 itens diferentes (ex. cachorro, chapéu, livro) (T)
4-f Generaliza em uma tarefa de discriminação de ouvinte entre 2 exemplares de 5 itens diferentes (ex. pode identificar2 cachorros diferentes, 2 copos diferentes, 2 bolas diferentes) (T)
4-M Desempenha 4 ações motoras diferentes sob comando, sem dica visual (ex. Você pode pular? Bata palmas) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
5H
*
5-a Identifica 5 itens como discriminação de ouvinte em um período de 10 segundos (teste de fluência) (T)
5-b Demonstra 6 diferentes ações motoras sob o comando sem dica visual (T)
5-c Mantem uma habilidade de ouvinte adquirida depois de 24 horas sem treino (T)
5-d Emite espontaneamente (sem dicas diretas para responder) uma resposta de ouvinte 2 vezez (O)
5-e Generaliza tarefas de ouvinte conhecidas entre 3 pessoas diferentes, 3 ambientes e 3 vezes no dia (T)
5-M Seleciona o item correto em um conjunto de 4 estímulos, 20 objetos diferentes ou figuras (ex. Me mostre o gato. Toque o sapato. ) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
HABILIDADES DE PERCEPÇÃO VISUAL E PAREAMENTO AO MODELO – NÍVEL 1
1 variedade de itens
*
1-a Atenta visualmente para faces e pessoas 5 vezes (O)
1-b Atenta visualmente para objetos reforçadores 5 vezes (O)
1-M Rastreia visualmente estímulos em movimento por 2 segundos, 5 vezes (TO: 30 min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
2 variedade de itens
*
2-a Alcança e agarra objetos com sucesso 5 vezes (T/O)
2-b Usa o dedo indicador para cutucar coisas ou para outros usos 5 vezes (O)
2-c Manipula brinquedos e objetos de uma maneira variada por 10 segundos, 5 vezes (O)
2-M Agarra pequenos objetos com o polegar e dedo indicador (movimento de pinça) 5 vezes (O)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
3 variedade de itens
*
3-a Transfere objetos de uma mão para outra 5 vezes (O)
3-b Procura por um objeto que caiu fora da vista 5 vezes (O)
3-M Atenta visualmente para um brinquedo ou livro por 30 segundos (um item que não evoque estimulaçãosensorial) (O)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
4 variedade de itens
*
4-a Despeja coisas para fora de recipientes ou puxa coisas para fora dos armários 5 vezes (O)
4-b Empurra ou puxa objetos 5 vezes (O)
4-M Coloca 3 itens em um recipiente, empilha 3 blocos ou coloca 3 anéis em uma estaca para duas vezes destas ououtras atividades similares (T/O)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
5 variedade de itens
*
5-a Atenta visualmente para brinquedos ou livros por 1 minuto, 2 vezes (O)
5-b Usa com sucesso uma colher 5 vezes durante uma refeição (O)
5-c Completa um quebra cabeça de 3 peças sem dicas físicas ( T/O)
5-d Tenta rabiscar com qualquer objeto de escrita (O)
5-e Coloca 2 itens similares juntos 2 vezes (ex. pega brinquedos de pareamento) (O)
5-M Pareia 10 itens idênticos (quebra-cabeça de encaixe, brinquedos ou figuras) (T/O)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
BRINCAR INDEPENDENTE – NÍVEL 1
1 BRINCAR INDEPENDENTE
*
1-a Tem um item de conforto favorito que ele pode dormir ou carregar consigo (ex. um cobertor, bicho de pelúcia) (O)
1-b Direciona-se a objetos de interesse (ex., chaves, copo, bola) (O)
1-c Transfere itens de uma mão para outra (O)
1-d Olha para um brinquedo quando ele é pego por um adulto (O)
1-M Manipula e explora objetos por 1 min. (ex. olha para um brinquedo, vira-o, pressiona botões) (TO: 30 min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
2 BRINCAR INDEPENDENTE
*
2-a Aponta para um brinquedo ou objeto de interesse (O)
2-b Derruba itens para vê-los cair, ou demonstra outros interesses sobre causa e efeito (O)
2-c Abre as portas dos armários, caixas de brinquedo, ou alcança um recipiente de brinquedos (O)
2-d Repete uma brincadeira que produz um som (ex. aperta brinquedos sonoros, bate em objetos) (O)
2-e Faz contato visual com outros, 3 vezes, durante a brincadeira (O)
2-M Apresenta variação na brincadeira pela interação independente com 5 diferentes itens (ex. brinca com anéis,em seguida, uma bola, em seguida, um bloco) (TO: 30 min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
3 BRINCAR INDEPENDENTE
*
3-a Traz um brinquedo ou objeto de interesse para um adulto (O)
3-b Despeja itens de um recipiente no chão (O)
3-c Transfere itens para dentro ou para fora do container (O)
3-d Generaliza comportamento de brincar para novos ambientes (O)
3-e Carrega objetos ou brinquedos de um lugar para o outro (O)
3-M Demonstra generalização envolvendo-se em movimento exploratório e brincando com os brinquedos em umambiente novo durante 2 minutos (ex. em uma sala de jogos nova) (TO: 30 min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
4 BRINCAR INDEPENDENTE
*
4-a Entra em uma casa de brinquedo ou estrutura de brincar similar sem dica verbal de um adulto (O)
4-b Aprende a manipular um brinquedo corretamente após um adulto demonstrar o uso (ex. apertar botões em um brinquedo) (O)
4-c Emite mando para um adulto ajudar com um item (ex. mostra algo que não consegue abrir) (O)
4-d Espontaneamente dança quando uma música é tocada (O)
4-e Gosta de ser puxado ou empurrado em um vagão, em um triciclo ou em qualquer outro veículo de brinquedo (O)
4-M Independentemente se engaja em brincadeira de movimento por 2 minutos (ex. balanço, dança, balanço,pular, escalar) (TO: 30 min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
1 BRINCAR INDEPENDENTE
*
5-a Leva peças de um conjunto separado (ex. Duplos, Bristle blocks) (O)
5-b Espontaneamente puxa e empurra itens em torno de si (O)
5-c Carrega um objeto grande de brincar para um novo local (ex. uma garagem de brinquedo) (O)
5-d Emite sons ou palavras associadas com brinquedos (ex. diz Vroom Vroom com um carro) (O)
5-e Conecta coisas ou coloca-los juntos (ex. um carro em uma pista, Duplos) (O)
5-M Independentemente se engaja em jogos de causa e efeito por 2 minutos (ex. despeja em recipientes, brincacom brinquedos de pop-up, puxa brinquedos, etc.) (TO: 30 min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
COMPORTAMENTO SOCIAL E BRINCAR SOCIAL
–
NÍVEL 1
1 Comportamento Social e Brincar Social
*
1-a Sorri ao ouvir vozes familiares 3 vezes (ex. a voz da mãe ou a voz do pai) (TO: 60 min)
1-b Olha para faces de pessoas conhecidas ao menos 3 vezes (TO: 60 min)
1-c Orienta-se ou faz contato visual com pessoas conhecidas pelo menos 5 vezes (TO: 30 min)
1-M Faz contato visual como um mando por 5 vezes (TO: 30 min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
2 Comportamento Social e Brincar Social
*
2-a Sorri ou gargalha durante brincadeiras físicas pelo menos 5 vezes (T/O)
2-b Participa e sorri em brincadeira social recíproca pelo menos 2 vezes (ex. paty cake, peek-a-boo) (T)
2-c Procura atenção do adulto usando o olhar, sons ou gestos 3 vezes (ex. apontar) (TO: 60 min)
2-M Indica que ele quer ser carregado ou que deseja brincadeiras físicas 2 vezes (ex. escala o colo da mãe) (TO: 60min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
3 Comportamento Social e Brincar Social
*
3-a Pega um item desejado de um adulto 3 vezes (ex. pega um brinquedo quando oferecido) (T)
3-b Reage positivamente à aproximação de outras crianças por 2 vezes (pode ser de um irmão) (O)
3-c Responde aos cumprimentos de outros com 2 segundos de contato visual por 2 vezes (T/O)
3-M Faz contato visual com outras crianças 5 vezes (TO: 30min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
4 Comportamento Social e Brincar Social
4-a Aproxima-se de outra criança, 2 vezes, com dica de um adulto (TO: 30min)
4-b Apropriadamente fica perto de outra criança em atividade de grupo 2 vezes ( TO: 30 min)
4-c Imita um aceno de tchau para outros com dica 2 vezes (T/O)
4-d Senta próximo de outra criança em atividades de grupo 2 vezes com dica de um adulto (O)
4-M Espontaneamente se engaja em brincadeiras paralelas quando está próximo de outra criança por 2 vezes (ex.senta em uma caixa de areia próximo à outras crianças) (TO: 30min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
5 Comportamento Social e Brincar Social
5-a Espontaneamente segue outras crianças 2 vezes (O)
5-b Espontaneamente imita o comportamento de outras crianças 2 vezes (O)
5-c Espontaneamente ri ou gargalha quando outros se engajam em comportamentos bobos, divertidos ou engraçados 2vezes (O)
5-M Espontaneamente segue pares ou imita o comportamento motor 2 vezes (ex. segue um colega para uma casade brinquedo) (TO: 30 min)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
IMITAÇÃO MOTORA - NÍVEL 1
1. Imitação Motora
1-a Imita movimentos com a boca três vezes (ex. franzir os lábios, abrir a boca) (O)
1-b Imita 1 movimento de outra pessoa quando solicitado (ex. vai imitar quando solicitada) (T)
1-M Imita 2 movimentos grosseiros com dica “faz assim” (ex. bater palmas, levantar os braços) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
2. Imitação Motora
2-a Imita 2 ações com objetos (ex. bater com um martelo de brinquedo e rolar uma bola) (T)
2-b Espontaneamente imita 2 diferentes atividades divertidas (ex. peek-a boo, patty cake) (O)
2-c Faz contato visual enquanto imita 3 vezes (TO: 30 min)
2-M Imita 4 movimentos motores grossos com dica “faz assim” (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
3. Imitação Motora
3-a Imita 2 movimentos motores finos (ex. estala dedos, abre e fecha o punho) (T)
3-b Espontaneamente imita 2 movimentos motores grossos de outra pessoa (ex. braço para o alto) (O)
3-c Imita o balançar do corpo quando está lado a lado com outra pessoa (T)
3-d Generaliza respostas de imitação conhecidas para 2 outras pessoas (ex. bate palmas para 2 novos adultos) (T)
3-M Imita 8 movimentos motores, sendo 2 envolvendo objetos (ex. chacoalhar um maracá, batucando varetas emconjunto) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
4. Imitação Motora
4-a Imita apontando para pessoas ou objetos (T)
4-b Imita transferindo objetos de uma mão para outra (T)
4-c Imita 5 ações que produzem um efeito (ex. apertar botões em um brinquedo sonoro) (T)
4-d Imita 2 movimentos com a cabeça (ex. faz “sim” ou “ não”) (T)
4-M Espontaneamente imita comportamentos motores de outros em 5 ocasiões (O)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
5. Imitação Motora
5-a Imita 5 movimentos motores finos (ex. cutuca argila com o dedo indicador, faz movimento de pinça) (T)
5-b Imita o comportamento motor grosso de outras crianças 2 vezes com dica (ex. correr) (T)
5-c Espontaneamente imita o comportamento de outros em 2 ocasiões (ex. encher recipientes) (T)
5-d Demonstra generalização de 10 respostas de imitação para 3 pessoas novas (T)
5-M Imita 20 movimentos motores de qualquer tipo (ex. imitação motora grossa, fina, com objetos) (T)
(T) =Teste (O) = Observação (T/O) =Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
Habilidades
Emite mando
Tato
Resposta de Ouvinte
Generaliza
Brincar Independente
Imitação motora
Comportamento Social e brincar social
ANOTAÇÕES - PEI ANÁLISE DE TAREFA E RASTREAMENTO DE HABILIDADE
Anotações para te auxiliarem a elaborar o PEI deste caso de forma ASSERTIVA.
STATUS
EM ANDAMENTO
FINALIZOU
Consentimento
*
Eu, , finalizo esta aplicação e me comprometo a salvar os resultados e disponibilizá-los para os resonsáveis.
FINALIZAR