ABA VB MAPP ANÁLISE 3 DE TAREFAS E RASTREAMENTO DE HABILIDADES NÍVEL 3 (30-48 MESES)
VB MAPP ANÁLISE DE TAREFAS E RASTREAMENTO DE HABILIDADES NÍVEL 3 (30-48 MESES)
(T) = Teste (O) = Observação (T/O) = Teste ou Observação (TO) = Tempo de Observação
APLICANDO
*
PACIENTE
*
MANDO - NÍVEL 3
11 MANDO - NÍVEL 3
11-a
Mandos para os colegas 5 vezes (O)
11-b
Espontaneamente pede por atenção por 5 vezes (ex. Professor! Ei! Com licença) (O)
11-c
A criança emite 100 ou mais mandos diferentes em um período de uma semana (TO: 1 semana)
11-d
Mandos possuem frases com 3-palavras por 10 vezes (ex. Eu posso ver?) (O)
11-e
Mandos para uma quantidade específica de reforçadores 2 vezes (ex. 2 balas de urso) (O)
11-M Mandos espontâneos para diferentes informações verbais usando a questão QU ou palavra interrogativas 5vezes (ex. Qual o seu nome? Onde eu vou?) (TO:60 min)
12 MANDO - NÍVEL 3
12-a
Mandos para remover um item aversivo ou uma atividade 2 vezes (ex. Deixe-me ir. Me dê isso de volta) (T/O)
12-b
Mandos para outras pessoas executares ações que envolvem 2-sequencias 2 vezes (ex. Venha aqui e me olhe.) (O)
12-c
Diz por favor e obrigado com dica indireta de adultos (ex. O que você diz?) (T/O)
12-d
Demonstrar OM generalizada pedindo de 2 reforçadores diferentes com as mesmas palavras (ex. quando querendo atenção diz: “Vamos desenhar”, e quando querendo sair da tarefa diz: “Vamos desenhar”) (O)
12-e
Mandos para outro participarem em uma atividade 2 vezes (ex. Vem jogar. Ajuda a cavar) ( O)
12-M Pede educadamente para parar uma atividade indesejável ou remover alguma operação estabelecedoraaversiva em 5 circunstâncias diferentes (ex. Por favor, para de me empurrar. Não, obrigado. Com licença,você pode sair?) (T/O)
13 MANDO - NÍVEL 3
13-a
Espontaneamente pede para usar o banheiro 2 vezes (O)
13-b
Pede para outros atendam ao seu próprio comportamento não verbal 2 vezes (ex. me olhe) (O)
13-c
Pede para outros atendam a algum aspecto do ambiente 2 vezes (ex. Olhe, é um caminhão) (O)
13-d
Mandos com dois diferentes adjetivos (ex. Eu quero uma bala de urso vermelha) (O)
13-e
Mandos com duas preposições diferentes (ex. Coloque isso na casa) (O)
13-f
Mandos com dois advérbios diferentes (ex.Slow down) (O)
13-M Mandos com 10 adjetivos diferentes, preposições ou advérbios (ex. Meu lápis está quebrado. Não tire isso.Vá rápido) (TO: 60min)
14 MANDO - NÍVEL 3
14-a
Pede por simpatia ou suporte emocional 2 vezes (ex. Ele é ruim) (O)
14-b
Pede para outros entreguem um objeto específico para uma outra pessoa (ex. Dê isso a Sarah) (T/O)
14-c
Manda por instrução para completar uma tarefa 2 vezes (ex. Onde isso vai? Como eu faço isso?) (O)
14-d
Espontaneamente manda utilizando 3 componentes principais do discurso (ex. substantivo- verbo- adjetivo) emuma sentença 2 vezes (ex. Empurre rápido a bicicleta grande) (O)
14-M Dá direções, instruções ou explanações sobre como fazer algo ou como participar de uma atividade 5 vezes(ex. Você coloca primeiro a cola, então cole. Você sente aqui enquanto eu pego um livro) (O)
15 MANDO - NÍVEL 3
15-a
Mandos com frases ou sentenças contendo 5 palavras 10 vezes (TO:60min)
15-b
Mandos para informação sobre eventos futuros 2 vezes (ex. Quando vamos para a festa?) (O)
15-c
Mandos para ter atenção com relação a um evento privado 2 vezes (ex. Meu estômago dói) (O)
15-d
Mandos para informação 5 vezes usando Por que nas perguntas (O)
15-e
Mandos para informação usando Como nas perguntas (O)
15-M Mandos para que os outros atendam o seu próprio comportamento intraverbal 5 vezes (ex. me ouça... Euvou te dizer... Olha o que aconteceu... Eu estou contando a história) (O)
TATO - NÍVEL 3
11 TATO - NÍVEL 3
11-a Tateia 2 estímulos olfativos (ex. biscoitos, pipoca e flores) (T/O)
11-b Adquire 5 novos tatos em uma semana sem treino direto (T/O)
11-c Tateia 2 pessoas (sem ser da família) pelos seus primeiros nomes (T/O)
11-d Tateia 5 categorias ou classes (ex. animais, bebidas ou brinquedos) (T)
11-e Tateia 5 locais (ex. cozinha, quarto, área de lazer e casa da avó) (T)
11-f Tateia 25 itens e/ou atividades com sim e não (ex. Esses são os seus sapatos? O nome dela é Becky?) (parteintraverbal por causa da adição do SD verbal na questão) (T)
11-g Tateia a função de 25 itens (ex. mostre a criança um lápis e pergunte O que você faz com isso?) (parte intraverbal) (T)
11-h Tateia 2 características específicas ou parte de 25 itens ou pessoas (ex. rodas ou portas de um carro) (T/O)
11-i A generalização ocorre para novos exemplos de um item ou ação em uma primeira tentativa, para 5 itens (T/O)
11-M Tateia a cor, o formato e a função de 5 objetos (15 tentativas) quando cada objeto e questão é apresentadoem ordem misturada (ex. Qual a cor da geladeira? Qual o formato da roda do carro? O que você faz com abola?) (Esta parte é tato e intraverbal) (T)
12 TATO - NÍVEL 3
12-a Tateia a classe de 25 itens (ex. um adulto aponta para um cachorro e diz O cachorro é um...) (parte intraverbal) (T)
12-b Tateia o que é errado ou está faltando em 10 figuras ou objetos (ex. um rosto sem um nariz) (T)
12-c Tateia a classe e a função de 10 itens (ex. mostrar para a criança um biscoito e dizer, O que você faz com isso? Eentão dizer a ele, Um biscoito é um tipo de...) (parte intraverbal) (T)
12-d Tateia 2 relações preposicionais (ex. Onde está Oscar?... na lata de lixo) (parte intraverbal) (T)
12-e Tateia pessoas com 2 pronomes diferentes (ex. Quem tem o chapéu?... Voce tem) (parte intraverbal) (T)
12-f Espontaneamente tateia a função, característica ou classe de um item para 5 itens (ex. Isso vai na piscina) (O)
12-g Generaliza tatos de característica, função ou classe para 10 novos membros de cada conjunto (ex. depois de treinarvaca, pássaro e macaco como animais, a criança tateia um urso como animal na primeira tentativa) (T)
12-M Tateia 4 diferentes preposições (ex. em, fora, sobre, embaixo ) e 4 pronomes (ex. eu, você e meu) (T/O)
13 TATO - NÍVEL 3
13-a Tateia pessoas por gênero usando 4 diferentes termos (menina, menino, homem, mulher) (T)
13-b Tateia espontaneamente o comportamento de outros 2 vezes (ex. Ele está chorando . ) (O)
13-c Tateia 2 pares de adjetivos relativos (ex. grande e pequeno; longo e curto) (parte intraverbal se perguntas como Qual o tamanho disso? são usadas) (T)
13-d Tateia espontaneamente com 2 adjetivos diferentes (O)
13-e Tateia espontaneamente com 2 advérbios diferentes (O)
13-f Tateia espontaneamente a posse de itens 2 vezes (ex. meu, seu) (O)
13-M Tateia 4 adjetivos diferentes, excluindo cores e formas (ex. grande, pequeno, longo, curto) e 4 advérbios (ex.rápido, devagar, silenciosamente, gentilmente) (T/O)
14 TATO - NÍVEL 3
14-a Tateia pessoas por relação usando 4 termos diferentes (ex. irmã, irmão, avó, tio) (parte intraverbal se perguntas sãousadas) (T/O)
14-b Tateia 5 combinações adjetivo-substantivo em uma sentença completa (ex. Isto é um cachorro grande.) (T/O)
14-c Tateia 5 combinações verbo-advérbio em uma sentença completa (ex. Ele está cantando alto.) (T/O)
14-d Tateia 5 combinações preposição- substantivo em uma sentença completa (O cachorro está na casa.) (T/O)
14-e Tateia 5 combinações sujeito-verbo- substantivo em uma sentença completa (ex. A menina está empurrando ovagão) (T)
14-M Tateia com sentenças completas contendo 4 ou mais palavras, 20 vezes (T/O)
15 TATO - NÍVEL 3
15-a Tateia 3 estados emocionais próprios ou de outros (ex. triste, feliz, bravo) (parte intraverbal se perguntas como Como você se sente? são usadas) (T/O)
15-b Tateia 5 gestos usados frequentemente que tem uma função verbal (ex.: apertar o nariz para um cheiro ruim, dedonos lábios para silêncio, polegar para cima para um bom trabalho, um bocejo falso para estar cansado) (T)
15-c Tateia 5 ajudantes da comunidade (ex. policial, bombeiro, enfermeira, médico, lixeiro) (T)
15-d Tateia 2 palavras de negação diferentes 5 vezes (ex. Isto não é um gato) (T)
15-e Tateia 5 eventos sociais, comunitários ou de grupo (ex. desfile, festa, emergência) (T)
15-f Tateia espontaneamente 2 circunstâncias sociais (ex. Eles estão ocupados. Eles estão discutindo.) (O)
15-g Emite espontaneamente tatos não-treinados em sentenças contendo pelo menos 5 palavras, 5 vezes (O)
15-M Tem um total de vocabulário de tato de 1000 palavras (nomes, verbos, adjetivos, etc.), testados ou de umalista acumulada de tatos conhecidos (T)
RESPOSTA DE OUVINTE – NÍVEL 3
11 RESPOSTA DE OUVINTE – NÍVEL 3
11-a Coloca 5 itens especificados em seu lugar (ex.: Retirar a escova de cabelo.) (T)
11-b Discrimina entre 4 cores num arranjo de 4 objetos coloridos diferentes (T)
11-c Discrimina entre 4 formas num arranjo de 4 formas diferentes (T)
11-d Discrimina entre 2 preposições diferentes (ex.: dentro, sobre, embaixo) (T)
11-e Discrimina entre si mesmo e outros através de um pronome (ex.: seu, meu) (T)
11-f Seleciona duas cores ou formas diferentes de um arranjo de 8 ou 10 pares (ex.: Me dê vermelho e azul.) (T)
11-M Seleciona itens por cor e forma de um arranjo de 6 estímulos similares, para 4 cores e 4 formas (ex.: Ache ocarro vermelho. Ache a bolacha quadrada.) (T)
12 RESPOSTA DE OUVINTE – NÍVEL 3
12-a Segue instruções para pegar um item em 5 localizações diferentes (ex.: Leve a bandeja para a pia.) (T)
12-b Vai a 5 localizações diferentes e retorna objetos específicos (ex.: Vai na cozinha e pega um copo.) (T)
12-c Seleciona itens de um arranjo de estímulos similares baseados em um adjetivo (ex.: Toque o pássaro pequeno.) (T)
12-d Discrimina entre gêneros para menina e menino e para homem e mulher (ex. Onde está a menina?) (T)
12-e Discrimina entre masculino e feminino dado um pronome (ex.: ele e ela) (T)
12-f Demonstra ações modificadas por 2 advérbios diferentes (ex.: Ande devagar. Ande rápido.) (T)
12-M Segue 2 instruções envolvendo 6 preposições diferentes (ex.: Fique atrás da cadeira.) e 4 pronomesdiferentes (ex.: Toque meu ouvido.) (T)
13 RESPOSTA DE OUVINTE – NÍVEL 3
13-a Demonstra 3 emoções quando solicitado (ex.: Me mostre uma cara triste. Faça uma cara feliz.) (T)
13-b Identifica 10 itens baseado em um sujeito, adjetivo, e substantivo (ex. mostra o cabelo vermelho da menina.) (T)
13-c Executa 10 ações baseado em um sujeito, preposição, e substantivo (ex.: Coloque o cavalo na fazenda.) (T)
13-d Identifica 10 itens baseado em um verbo, pronome, e substantivo (ex.: Escova esse cabelo.) (T)
13-e Generaliza um pronome e uma preposição uma nova situação (ex.: usa seu corretamente com um novo amigo) (T)
13-M Seleciona itens de um arranjo de estímulos similares baseado em 4 pares de adjetivos relativos (ex.: grande-pequeno, longo-curto) e demonstra ações baseado em 4 pares de advérbios relativos (ex.: silencioso-barulhento, rápido-devagar) (T)
14 RESPOSTA DE OUVINTE – NÍVEL 3
14-a Executa 10 ações baseado em um sujeito, verbo, e advérbio (ex.: mostre o sapo pulando alto.) (T)
14-b Executa 10 ações baseado em um sujeito, adjetivo, e verbo (ex.: mostre o urso grande dançando.) (T)
14-c Discrimina entre 6 ajudantes comunitários por categoria (ex.: enfermeira, médico, carteiro, motorista de ônibus) (T)
14-d Responde corretamente a 10 tarefas envolvendo “um” vs. “dois” vs. “todos” de algo (T)
14-M Segue instruções de 3 passos para 10 diferentes direções (ex.: Pegue seu casaco, pendure-o, e sente.) (T)
15 RESPOSTA DE OUVINTE – NÍVEL 3
15-a Discrimina entre itens a partir de palavras de negação para 10 tarefas (ex.: Qual não é uma comida?) (T)
15-b Discrimina 5 atributos de pares num grupo pequeno (ex.: Quem está calçando sapatos azuis? Quem tem cabelovermelho? Quem está usando óculos?) (T)
15-c Responde corretamente a 10 tarefas de singular vs. plural (ex.: Toque o cachorro. vs. Toque os cachorros.) (T)
15-d Generaliza 5 adjetivos para novos nomes (ex.: diz: Coisas que grudam moscas quando vê pela primeira vez umaarmadilha de moscas) (T)
15-e Generaliza 5 advérbios para novos verbos (ex.: diz: A lava se move devagar ao ver lava pela primeira vez) (T)
15-M Tem um total de repertório de ouvinte de 1200 palavras (nomes, verbos, adjetivos, etc.), testados ou de umalista acumulada de palavras conhecidas (T)
PERCEPÇÃO VISUAL E PAREAMENTO AO MODELO – NÍVEL 3
11 PERCEPÇÃO VISUAL E PAREAMENTO AO MODELO – NÍVEL 3
11-a Completa 5 quebra-cabeças interligados com 10 peças (T)
11-b Completa um brinquedo composto por 4 blocos com um modelo 2D e blocos 3D para 4 brinquedos (T)
11-c Usa cola para juntar coisas sem ajuda física 2 vezes (T)
11-d Pareia uma figura de uma localização para uma figura não-idêntica da mesma localização para 10 localizações(ex.: pareia um playground com outro playground não-idêntico) (T)
11-M Pareia espontaneamente qualquer parte de uma atividade de artes com o modelo de outra pessoa 2 vezes(ex.: um par colore um balão vermelho e a criança copia a cor vermelha do par para seu próprio balão) (O)
12 PERCEPÇÃO VISUAL E PAREAMENTO AO MODELO – NÍVEL 3
12-a Ordena 5 itens relacionados de 3 categorias diferentes com um modelo (ex.: empurra todos os veículos para umacaixa de brinquedos) (T)
12-b Pareia itens não-idênticos com atraso de 5 segundos para a comparação num arranjo bagunçado de 6 (ex.: mostraum tigre à criança, depois remove o tigre, espera 5 segundos, e apresenta o arranjo) (T)
12-c Completa um brinquedo composto por 6 blocos com um modelo 2D e blocos 3D para 8 blocos. (T)
12-d Pareia um brinquedo de blocos 3D com 4 blocos (ex.: uma casa, torre) (T)
12-M Demonstra pareamento generalizado não-idêntico num arranjo não organizado de 10 com 3 estímulossimilares, para 25 itens (i.e. pareia novos itens na primeira tentativa) (T)
13 PERCEPÇÃO VISUAL E PAREAMENTO AO MODELO – NÍVEL 3
13-a Usa tesoura para cortar 5 diferentes padrões ou itens sem ajuda física (T)
13-b Organiza uma mesa para duas pessoas com 6 louças e utensílios diferentes (T)
13-c Coloca 3 conjuntos de itens em ordem por tamanho (seriação) (T)
13-d Imita uma estrutura-modelo de blocos ou uma montagem similar de objetos com pelo menos 6 partes (T)
13-M Completa 20 tipos de blocos diferentes, parquety, quebra-cabeças de formas, ou tarefas similares em pelomenos 8 peças diferentes (T)
14 PERCEPÇÃO VISUAL E PAREAMENTO AO MODELO – NÍVEL 3
14-a Completa com sucesso um quebra-cabeça de figura humana com pelo menos 6 partes (T)
14-b Pareia 25 itens que são associados entre eles em um arranjo não organizado de 6 com 3 estímulos similares (T)
14-c Completa 10 tarefas diferentes de seriação (ex. parte para o todo, pequeno para o largo, etc.) (T)
14-d Brinca de um jogo curto de concentração ou de memória com figuras idênticas (T)
14-M Organiza 5 itens de 5 diferentes categorias sem um modelo (ex.: animais, roupas, mobílias) (T)
15 PERCEPÇÃO VISUAL E PAREAMENTO AO MODELO – NÍVEL 3
15-a Completa um padrão A-B para 5 cores diferentes ou padrões de formas (T)
15-b Completa um padrão A-B para 5 diferentes padrões de figuras (T)
15-c Coloca 3 figuras na sequência correta para 5 conjuntos (T)
5-d Tenta rabiscar com qualquer objeto de escrita (O)
15-d Constrói 5 cenas com sentido (ou material semelhante) com 5 partes (ex.: fazenda, festa) (T)
15-M Continua 20 padrões de três passos, sequências, ou tarefas de seriação (ex.: estrela, triângulo, coração,estrela, triângulo...) (T)
BRINCAR INDEPENDENTE – NÍVEL 3
12 BRINCAR INDEPENDENTE – NÍVEL 3
11-a Participa de atividades de cooperação com dica de um adulto, 2 vezes (ex. parachute holding) (O)
11-b Apropriadamente pede aos pares para um comportamento indesejável, 2 vezes (O)
11-c Espera por sua vez para ter um reforçador sem comportamento negativo, 2 vezes (O)
11-d Aceita um convite para participar de uma atividade lúdica social com pares, 2 vezes (O)
11-e Mandos para colegas com pronomes interrogativos, 2 vezes. (ex. Onde está a pá? Qual o seu nome?) (O)
11-M Espontaneamente coopera com um par para atingir um resultado específico, 5 vezes (Uma criança seguraum balde enquanto o coloca a água) (T/O)
12 BRINCAR INDEPENDENTE – NÍVEL 3
12-a Traz uma atividade de montagem para completar (ex. constrói uma estrutura de blocos, strings beads para fazerum colar e usá-lo) (O)
12-b Colore um figura em um livro de colorir ou em um papel (O)
12-c Independentemente senta e olha um livro por 5 minutos (O)
12-d Aceita direcionamento de um par quando está brincando na mesma área (O)
12-M Repete um comportamento motor grosso para obter um melhor efeito para duas atividades (ex. joga umabola em uma cesta, swinging a bat at a T-ball, foot stomping to launch a rocket, pumping a swing) (O)
13 BRINCAR INDEPENDENTE – NÍVEL 3
13-a Usa materiais de arte e ofício como pretendido (ex. Corta com uma tesoura, usa cola) (O)
13-b Espera por um turno em uma atividade (ex. aguarda outra criança sair do balanço ou troca de turno em umaatividade na mesa) (O)
13-c Independentemente desenha itens reconhecíveis (O)
13-d Apresenta um projeto completo para um adulto ou par (ex. um projeto de arte) (O)
13-e Colore itens, na maioria das vezes, dentro de seus limites em um livro de colorir (O)
13-M Independentemente engaja-se em atividades do tipo arte e ofício por 5 minutos (ex. desenho, colorir,pintura, corte, colagem) (O)
14 BRINCAR INDEPENDENTE – NÍVEL 3
14-a Demonstra uma resposta apropriada quando uma atividade é interrompida ou suspensa (ex., A criança vai parar detocar quando instruída a fazê-lo por um adulto) (O)
14-b Segue regras de segurança (ex., Não jogar objetos em outras crianças ou subir muito alto em estruturas de brinquedos) (O)
14-c Fingirá escrever um bilhete (O)
14-d Independentemente fica, junta, completa, e (com dica) deixa de lado uma atividade lúdica (O)
14-M Independentemente engaja-se em atividades lúdicas sustentadas por 10 minutos sem dica de adultos oureforço (ex. brinca com Etch-a-sketch, brinca de vestir-se) (O)
15 BRINCAR INDEPENDENTE – NÍVEL 3
15-a Demonstra vontade de experimentar atividades físicas que são mais desafiadoras (ex. andar de bicicleta comrodinhas, skate, bater uma bola de golfe em um clube) (O)
15-b Espontaneamente ajuda em atividades diárias (ex. pôr a mesa, plantio de sementes em um jardim, classificação dasmeias (O)
15-c Engaja-se em uma atividade não-preferida para ganhar uma atividade preferida (O)
15-d Brinca no computador ou vídeo game e com propriedade opera o equipamento (O)
15-e Independentemente resolve problemas encontrados em um jogo (ex. puxando em um brinquedo que está preso) (O)
15-M Independentemente desenha ou escreve em livros de atividades pré-acadêmicas por 5 minutos (ex. ponto-a-ponto, jogo de pareamento, labirinto, traça letras e números) (O)
COMPORTAMENTO SOCIAL E BRINCAR SOCIAL – NÍVEL 3
11 COMPORTAMENTO SOCIAL E BRINCAR SOCIAL – NÍVEL 3
11-a Participa de atividades de cooperação com dica de um adulto, 2 vezes (ex. parachute holding) (O)
11-b Apropriadamente pede aos pares para um comportamento indesejável, 2 vezes (O)
11-c Espera por sua vez para ter um reforçador sem comportamento negativo, 2 vezes (O)
11-d Aceita um convite para participar de uma atividade lúdica social com pares, 2 vezes (O)
11-e Mandos para colegas com pronomes interrogativos, 2 vezes. (ex. Onde está a pá? Qual o seu nome?) (O)
11-M Espontaneamente coopera com um par para atingir um resultado específico, 5 vezes (Uma criança seguraum balde enquanto o coloca a água) (T/O)
12 COMPORTAMENTO SOCIAL E BRINCAR SOCIAL – NÍVEL 3
12-a Espontaneamente imita o comportamento de um colega em uma atividade lúdica, 2 vezes (O)
12-b Espontaneamente manda usando Onde para o lugar de um colega ausente, 2 vezes (O)
12-c Espontaneamente manda usando O que / Qual relacionado ao comportamento de um colega, 2 vezes (O)
12-d Espontaneamente manda usando Quem evocado por uma pessoa não conhecida, 2 vezes (O)
12-e Tem um “melhor amigo” (i.e., repetidamente brinca com uma criança específica) (O)
12-f Engaja-se em, pelo menos, três trocas verbais com um colega (O)
12-M Espontaneamente manda para colegas com um pronome interrogativo, 5 vezes (ex. Onde você está indo? Oque é isto? Quem você está sendo? (TO: 60 min)
13 COMPORTAMENTO SOCIAL E BRINCAR SOCIAL – NÍVEL 3
13-a Espontaneamente usa por favor e obrigado com um adulto ou colega, 2 vezes (O)
13-b Demonstra quaisquer trocas verbais recíprocas com um colega, 2 vezes (O)
3-c Responde aos cumprimentos de outros com 2 segundos de contato visual por 2 vezes (T/O)
13-c Segue instruções dadas por um colega em uma atividade de brincadeira social,2 vezes (O)
13-d Fornece instruções a um colega em uma atividade de brincadeira social, 2 vezes (O)
13-e Espontaneamente oferece um reforçador (compartilha) para um colega, 2 vezes (O)
13-M Intraverbalmente responde a 5 diferentes perguntas ou afirmações de um colega (ex., verbalmente respondea Do que você quer brincar? ) (TO: 60 min)
14 COMPORTAMENTO SOCIAL E BRINCAR SOCIAL – NÍVEL 3
14-a Participa de um jogo de brincadeira social conduzido por um colega (ex. luz vermelha/luz verde), 2 vezes (O)
14-b Espontaneamente manda pelo nome de uma criança nova ou não familiar, 1 vez (O)
14-c Reveza e compartilha reforçadores com colegas, sem dicas, 2 vezes (O)
14-d Gargalha ou sorri de piadas ou humor de colegas, 2 vezes (O)
14-e Pergunta sobre interesses dos colegas, 1 vez. (O)
14-M Engaja-se em atividades de brincadeira social de faz de conta, com colegas, por 5 minutos, sem dicas deadultos ou reforçamento (ex. brincar de se vestir, acting out vídeos, brincar de casinha) (O)
15 COMPORTAMENTO SOCIAL E BRINCAR SOCIAL – NÍVEL 3
15-a Engaja-se, no mínimo, em 3 trocas verbais com um colega, 2 (O)
15-b Engaja-se em uma troca verbal com dois ou mais colegas em um ambiente, 2 vezes (O)
15-c Demonstra comportamento de enfrentamento quando um colega toma um reforçador, 2 vezes (O)
15-d Atenta a um colega contando uma história, por 10 segundos, 2 vezes (O)
15-e Narra a atividade de um colega com, no mínimo, 2 tatos, 2 vezes (O)
15-f Espontaneamente demonstra compaixão a uma colega que se machucou, 2 vezes (O)
15-g Negocia tempo com um reforçador com um colega, 2 vezes (O)
15-M Engaja-se em 4 trocas verbais de 1 tópico com colegas, para 5 tópicos (ex. a criança volta e fala sobre fazerum riacho em uma caixa de areia) (O)
RESPOSTA DE OUVINTE POR FUNÇÃO, CARACTERÍSTICA E CLASSE - NÍVEL 3
11 RESPOSTA DE OUVINTE POR FUNÇÃO, CARACTERÍSTICA E CLASSE - NÍVEL 3
11-a Seleciona 2 membros de uma classe (ex. Encontre duas partes do corpo) de uma matriz de 10, para 25 classes (T)
11-b Seleciona 50 itens de um livro, dado qualquer tipo de tarefa LRFFC (T)
11-c Seleciona 50 itens do ambiente natural ou em uma atividade funcional (ex. pôr a mesa) dado qualquer tipo detarefa de ouvinte por FCC (T)
11-d Demonstra 200 diferentes respostas de ouvinte por FCC, testadas ou obtidas a partir de uma lista acumulada derespostas conhecidas (T)
11-e Seleciona uma imagem para o próximo passo de uma sequência (ex. Primeiro você liga a água na banheira, entãovocê ...)
11-f Seleciona uma figura de uma matriz de 10 dado uma questão de tempo geral (ex. quando perguntado, Que horasvocê vai para a cama? A criança seleciona uma imagem de atividade noturna, para 5 itens (T)
11-M Seleciona o item correto de uma matriz de 10 que contém 3 estímulos similares (ex. cores, formas ou classesemelhantes, mas estas são as alternativas erradas), para 25 diferentes questões com pronomesinterrogativos de tarefas de ouvinte por FCC (T)
12 RESPOSTA DE OUVINTE POR FUNÇÃO, CARACTERÍSTICA E CLASSE - NÍVEL 3
12-a Seleciona um item de uma matriz de 10, dado uma cor e classe (ex. um animal amarelo ) para 25 itens (T)
12-b Seleciona um item de uma matriz de 10, dado uma forma e classe (ex. a round food ) para 25 itens (T)
12-c Seleciona um item de uma matriz de 10, dado uma função (ex. color on it ) e uma classe (ex. materiais de arte) para25 tarefas LRFFC (ex. Encontre algo para colorir no armário de arte.) (T)
12-d Seleciona um item de uma matriz de 10, dado uma característica (ex., rodas, asas ) e uma classe (ex., animais,carros ) para 25 tarefas de ouvinte por FCC (ex. Onde está um veículo com rodas? Onde está um veículo comasas?) (T)
12-e Seleciona um item de uma matriz de 10, dado qualquer adjetivo (mas não cor ou forma) e uma função (ex.quente e você come... spaghetti) para 25 tarefas de ouvinte por FCC (T)
12-f Seleciona um item de uma matriz de 10, dado qualquer adjetivo (mas não cor ou forma) e uma característica (ex.,É macio e tem orelhas... coelho) para 25 tarefas de ouvinte por FCC (T)
12-M Seleciona um item de um livro baseado em 2 componentes verbais: ou uma característica (ex. cor), função (ex. desenha com ), ou classe (ex. roupas ) para 25 itens (ex. Você vê um animal marrom ? Você pode encontrar algumaroupa com botões?) (T)
13 RESPOSTA DE OUVINTE POR FUNÇÃO, CARACTERÍSTICA E CLASSE - NÍVEL 3
13-a Seleciona um item de um livro depois de ter lido uma passagem curta (10+ palavras) e dado uma tarefa de ouvinte por FCC (ex. Quem derrubou a casa ?) (T)
13-b Seleciona um item de uma matriz de 10, dado uma preposição e qualquer tarefa de ouvinte por FCC (ex., O queestá acima de um telhado?) para 25 itens (T)
13-c Seleciona um item de um conjunto de 10 itens dado um pronome e qualquer tarefa de ouvinte por FCC para 25itens (ex. quais brinquedos são esses?) (T)
13-d Seleciona um item de um conjunto de 10 itens dado um advérbio e tarefas de ouvinte por FCC para 25 itens ( ex.qual animal corre rápido?) (T)
13-e Seleciona 10 serviços de ajuda a comunidade em um livro quando solicitado o que ele faz (ex. quem ajuda vocêquando está doente?) (T)
13-f Seleciona 2 itens diferentes de um conjunto de 10 dados 2 classe ou função diferentes para 25 duplas ( ex. você pode encontrar a fruta e a carne? ) (T)
13-g Seleciona um local de um conjunto de 10 itens dado dois itens dessa localidade para 10 localidades (ex. vocêcompra carne e pão na... mercearia) (T)
13-h Seleciona um item em ambiente natural o qual contem 3 estímulos similares quando dado uma questão RFCC para25 tarefas (ex. pegue algo que dê para varrer com. Encontre algo que dê para fazer essa vara) (T)
13-M Seleciona itens de uma página de livro ou no ambiente natural com base em três componentes verbais (ex.verbo, adjetivo, preposição, pronome) para 25 questões de QU em tarefas de ouvinte por FCC (ex. qual fruta cresce em árvore?) (T).
14 RESPOSTA DE OUVINTE POR FUNÇÃO, CARACTERÍSTICA E CLASSE - NÍVEL 3
14-a Seleciona todos os membros de uma classe de um conjunto de 10 quando solicitado por 3 membros para 25 classes (ex. encontre todas as vestimentas) (T)
14-b Seleciona um item de um livro dado uma pergunta do tipo quando para 10 itens (ex. quando você precisa de umatoalha?) (T)
14-c Seleciona um item de um livro dado uma pergunta do tipo como para 10 itens (ex. como você chega na escola?) (T)
14-d Seleciona um item de um conjunto de 10 itens dado uma preposição após um verbo para 25 combinações verbo- preposição (ex. comer com, comer em; escrever sobre; escrever com) (T)
14-e Seleciona um item quando solicitado para encontrar algo que seja diferente em um conjunto de 5 para 25 itens (ex.4 colheres e 1 garfo) (T)
14-f Seleciona um item de um conjunto de 10 itens quando solicitado O que está faltando? em uma figura para 25itens (ex. um carro sem rodas, um avião sem asas) (T)
14-M Seleciona o item correto de um livro ou no ambiente natural dadas 4 questões diferentes rotativas sobre umúnico tópico para 25 tópicos diferentes (ex. onde a vaca vive? O que a vaca come? quem ordenha a vaca?) (T).
15 RESPOSTA DE OUVINTE POR FUNÇÃO, CARACTERÍSTICA E CLASSE - NÍVEL 3
15-a Seleciona um item de um conjunto de 10 itens relacionados com eventos passados para 5 eventos (ex. onde você foi ontem?) (T)
15-b Seleciona um item de um conjunto de 10 itens relacionados com eventos futuros para 5 eventos (ex. o queacontecerá amanhã?) (T)
15-c Seleciona um item de um conjunto de 10 itens quando solicitado quais desses não pode...? em um formato detarefas de ouvinte por FCC para 10 itens (ex. qual desses não pode voar?) (T)
15-d Seleciona um item de um conjunto de 10 itens quando solicitado qual desses não é...? em um formato de tarefasde ouvinte por FCC para 25 funções, características ou classes (ex. qual desses não é um instrumento musical?) (T)
15-e Seleciona itens de um livro ou no ambiente natural com base nos 4 componentes verbais (verbo, adjetivo, preposição e pronome) para 25 tarefas de ouvinte por FCC (ex. na cama de quem a Cachinhos Dourados dormiu?) (T)
15-M Demonstra 1000 respostas diferentes de tarefas de ouvinte por FCC, testadas ou obtidas da lista acumuladade respostas conhecidas (T).
INTRAVERBAL – NÍVEL 3
11 INTRAVERBAL – NÍVEL 3
11-a Completa 10 componentes duplos (substantivo – verbo) para completar (ex. no café da manhã você come... noalmoço você come...) (T)
11-b Responde 25 componentes duplos em questão do tipo onde (ex. onde você encontra o leite? Onde está o seucarrinho?) (T)
11-c Responde 25 componentes duplos em questão do tipo quem (ex. quem leva você para a escola? Com quem vocêbrinca?) (T)
11-d Responde 25 questões do tipo o que envolvendo função (ex. o que te deixa limpo?) (T)
11-e Responde 25 questões do tipo o que fornecendo a função (ex. o que você faz com lápis de cor?) (T)
11-f Demonstra 10 intraverbais não treinados (ex. conta o que aconteceu em um vídeo sem qualquer treino específico) (O)
11-g Demonstra 5 novos intraverbais somente com treino de tato (ex. com o tato de computador... papai tem umcomputador) (T/O)
11-h Responde eu não sei para perguntas que não saiba responder (T/O)
11-M Espontaneamente emite 20 intraverbais em forma de comentário (pode ser parte mando) (ex. o pai diz euestou indo para o carro e a criança espontaneamente diz eu quero dar uma volta!) (O).
12 INTRAVERBAL – NÍVEL 3
12-a Fornece ao menos 3 membros de uma classe para 10 classes (ex. o que você vê no parquinho?) (T)
12-b Responde 25 questões de múltipla escolha (ex. o peixe vive na água ou na árvore?) (T)
12-c Fornece 10 categorias quando dado vários membros (ex. um cavalo, uma vaca e um porco são todos...) (T)
12-d Fornece o nome de 25 itens quando dado uma característica específica (ex. o que tem rodas?) (T)
12-e Fornece 2 características de 10 itens quando dado seus nomes (ex. o que tem em um carro de bombeiros?) (T)
12-f Fornece uma resposta para 3 questões emocionais (ex. o que te deixa triste? O que te deixa feliz?) (T)
12-g Fornece 25 respostas com mais de 3 palavras por questão (ex. quando perguntado o que você gosta de brincar? Acriança responde eu gosto de brincar de carrinho ) (T)
12-M Demonstra 300 ou mais respostas intraverbais, testadas ou obtidas da lista acumulada de respostasintraverbais conhecidas (T).
13 INTRAVERBAL – NÍVEL 3
13-a Responde 25 questões com sim ou não (ex. um sapato é bom para comer?) (T)
13-b Descreve 5 locais que não está visível (ex. fale sobre o seu quarto) (T)
13-c Responde 25 questões intraverbais envolvendo adjetivo (ex. você pode me dizer um animal grande?) (T)
13-d Responde uma questão sobre uma única frase lida, para 10 frases (T)
13-e Responde corretamente a questão Qual a sua idade?/quantos anos você tem? (T)
13-f Responde duas questões relativas a tempo com resposta genérica (ex. que horas você vai dormir?/ que horas vocêvai para a cama?... A noite) (T)
13-g Completa uma sequência de história para 5 histórias (ex. e então o que aconteceu com os três porquinhos?) (T)
13-h Envolve-se em 5 conversações diferentes que contenham pelo menos 3 mudanças intraverbais em um único tópico (T)
13-i Descreve 2 características sobre si mesmo (ex. eu tenho cabelo castanho. Eu tenho olhos azuis) (T)
13-M Responde duas questões após ler trechos curtos em um livro (+15 palavras), para 25 trechos (ex. quem soprou até a casa cair?) (T)
14 INTRAVERBAL – NÍVEL 3
14-a Responde 25 questões diferentes com quem, o que, onde contendo 3 ou mais elementos (ex. que cor tem o carrode bombeiros?) (T)
14-b Fornece 3 membros para 25 categorias (ex. o que você encontra em um parquinho?) (T)
14-c Responde 5 questões sobre eventos diários ou atuais (ex. onde você está indo com o papai?) (T)
14-d Responde intraverbalmente pelo menos 25 vezes por dia questões verbais ou afirmações de pares (O)
14-e Demonstra generalização fornecendo a mesma resposta para 10 questões apresentadas de 3 formas diferentes (ex.responde minha casa para onde você mora? Onde está seu cachorro? E onde você brinca?) (T)
14-f Falará 3 coisas sobre um item para 25 itens (ex. é um giz de cera. É vermelho. Você desenha com isso) (T)
14-g Fornece 3 partes de informações pessoais (ex. onde você mora? qual o nome do seu irmão?) (T)
14-h Responde 25 questões intraverbais envolvendo preposições (ex. o que está embaixo da cama?) (T)
14-i Responde 25 questões intraverbais envolvendo pronomes (ex. quem tem um cão marrom?) (T)
14-j Fornece 25 respostas para questões sequenciais (ex. o que você faz depois da escola?) (T)
14-k Responde 10 questões com quando (ex. quando você toma banho?) (T)
14-M Descreve 25 eventos, vídeos, histórias, etc. diferentes com 8 ou mais palavras (ex. conte-me o que acontece...omonstro grande assustou todo mundo e todos correram para dentro de casa) (T/O).
15 INTRAVERBAL – NÍVEL 3
15-a Responde 10 questões sobre serviços de ajuda a comunidade (ex. o que faz um médico?) (T)
15-b Responde 25 questões diferentes que contem 4 ou mais partes da fala (ex. que instrumento você usa para cortarunhas?) (T)
15-c Reveza adicionando a uma história iniciada por outra pessoa (ex. então ele viu um barco...) (T/O)
15-d Responde 5 questões com c omo (ex. como você conserta o buraco?) (T)
15-e Fornece o último nome quando solicitado (ex. Harrison) (T)
15-f Responde 25 questões intraverbais envolvendo advérbios (ex. que animal se movimenta lentamente?) (T).
15-g Demonstra responder generalizado descrevendo o mesmo objeto, evento, animal, pessoa, etc. de três formasdiferentes (ex. diante do cachorro de estimação Toby, a criança diz um cachorro, um animal, Toby) (T)
15-h Descreve 5 eventos que ocorreram no passado (T)
15-i Descreve 5 eventos que ocorrerão no futuro (T)
15-j Resume 5 diferentes histórias com pelo menos 10 palavras (T)
15-k Sugere uma possível solução quando apresentado um problema (T)
15-M Responde 4 diferentes questões com QU (incluso onde) rotativas sobre um único tópico para 10 tópicos (ex.quem pega você na escola? Onde você vai na escola? O que você leva para a escola?) (T)
ROTINAS DE CLASSE E HABILIDADES DE GRUPO - NÍVEL 3
11 ROTINAS DE CLASSE E HABILIDADES DE GRUPO - NÍVEL 3
11-a Senta ou permanece em atividade de arte na mesa por 5 minutos sem comportamento disruptivo (O).
11-b Responde 1 instrução em grupo sem nenhuma dica adicional (ex. todo mundo se levante) (O).
11-c Trabalha de forma independente em uma tarefa ou atividade por um minuto, sem dicas ou reforçamento (O).
11-d Vai para frente do grupo com 1 dica verbal (O)
11-M Usa o banheiro e lava as mãos apenas com dicas verbais (T/O)
12 ROTINAS DE CLASSE E HABILIDADES DE GRUPO - NÍVEL 3
12-a Levanta a mão para se manifestar em um contexto de grupo (ex. Quem quer escolher uma música? ) (O)
12-b Usa apropriadamente materiais de sala de aula (ex. cola, tesoura, lápis de cor, papel) (O)
12-c Separa brinquedos e materiais quando solicitado (O)
12-d Se mantem engajado por 1 minuto durante atividades de artes quando um adulto deixa a mesa (O)
12-M Responde a 5 grupos diferentes de instruções ou questões sem dicas diretas em um grupo de 3 ou mais crianças (ex. Todos de pé. Alguém está usando uma camisa vermelha? )
13 ROTINAS DE CLASSE E HABILIDADES DE GRUPO - NÍVEL 3
13-a Recebe materiais necessários para completar uma atividade quando é orientado verbalmente (ex. Pegue um poucode cola. ) (O)
13-b Transita independentemente entre atividades de sala de aula com apenas grupo de instruções verbais (O)
13-c Responde a um grupo de questões sem dica direta (ex. O que aconteceu com Simba? ) (O)
13-d Pede para usar o toalete e apresenta poucos acidentes (O)
13-M Trabalha independentemente por 5 minutos em um grupo e se mantém engajado na tarefa por 50% doperíodo (O)
14 ROTINAS DE CLASSE E HABILIDADES DE GRUPO - NÍVEL 3
14-a Reveza e compartilha coisas com os pares (O)
14-b Discrimina e segue grupo de instruções com dois componentes (ex. Todos os garotos em fila. ) (O)
14-c Segue regras de segurança em uma sala de aula (ex. Sem correr. Sem empurrar ) (O)
14-d Lidera 2 diferentes grupos de atividades envolvendo 3 outras crianças (ex. ) (O)
14-e Pede por uma atividade específica em um contexto de grupo (ex. Vamos jogartag ? )
14-f Ajuda arecolher depois de uma atividade com apenas uma dica verbal (O)
14-M Adquire 2 novos comportamentos em um formato de ensino em grupo de 15 minutos envolvendo 5 ou maiscrianças (T)
15 ROTINAS DE CLASSE E HABILIDADES DE GRUPO - NÍVEL 3
15-a Concentra-se em uma tarefa apesar de barulhos na sala (O)
15-b Encontra alguns de seus itens de auto-cuidado sem dicas (ex. lenço de nariz, coloca o casaco) (O)
15-c Interage verbalmente com pares 3 vezes em uma atividade de grupo na mesa (O)
15-d Volta a se sentar quando acaba a sua vez sem dicas (O)
15-e Mantem as mãos em si em um ambiente de grupo (O)
15-f Levanta a mão para indicar que sabe a resposta de uma questão em um grupo (O)
15-g Completa 2 folhas de exercício independentemente sem dicas em uma mesa com 3 outras crianças (O)
15-h Senta-se em uma reunião escolar por 20 minutos sem comportamento disruptivo (O)
15-M Senta-se em uma sessão em grupo por 20 minutos envolvendo 5 crianças sem comportamentos disruptivos eresponde a 5 questões intraverbais (T)
ESTRUTURA LINGUÍSTICA - NÍVEL 3
11 ESTRUTURA LINGUÍSTICA - NÍVEL 3
11-a Emite verbos auxiliares em frase de mando ou tato (ex. estar, dever, ser) (O)
11-b Frases emitidas pela criança em um dia contém várias “pequenas” palavras diferentes que não foram diretamente ensinadas, mas parecem apropriadas para o contexto (ex. isto, aquilo, um, o, também, ou, mas) (O)
11-c Usa marcadores de plural “s” vs. “is” (ex . livros, anéis ) (O)
11-d Usa corretamente plurais irregulares (ex. ????) (O)
11-M Emite flexões nominais combinando 10 substantivos originais com sufixos plurais (ex. cachorro vs.cachorros) e 10 substantivos originais com pronomes possessivos? (ex. a coleira do cachorro vs. a coleira dogato) (T/O)
12 ESTRUTURA LINGUÍSTICA - NÍVEL 3
12-a Usa está e estou apropriadamente com verbos (ex. Eu estou comendo. O cachorro está latindo.) (T/O)
12-b Emite conjunções para combinar palavras e frases (ex. e, ou, mas) (O)
12-c Emite alguns verbos irregulares no passado de forma adequada (ex. foi, houve, disse, teve) (T/O)
12-d Emite flexões no particípio presente com “verbo - ndo” (ex. correndo, jogando, nadando) (O)
12-M Emite flexões verbais combinando 10 verbos originais para formar o pretérito (ex. joguei) e 10 verbosoriginais para formar o tempo verbal no futuro (e.g. jogará) (T/O)
13 ESTRUTURA LINGUÍSTICA - NÍVEL 3
13-a Fala de 3 a 5 palavras em frases (O)
13-b Emite locuções prepositivas (ex. abaixo de, acima de, junto a) mas pode não discriminar entre pares de preposições (ex. sobre vs. sob, dentro e fora) (T/O)
13-c Emite adjetivos para modificar substantivos (ex. trem azul, biscoito de chocolate) (O)
13-d Emite contrações em um contexto de mando, tato ou intraverbal (ex. não pode, não, não vai ...) (O)
13-e Emite pronomes para modificar substantivos (ex. Meus sapatos. Seu copo) (O)
13-M Emite 10 diferentes frases nominais contendo pelo menos 3 palavras com 2 modificadores (ex. adjetivos,preposições, pronomes) (ex. Eu quero sorvete de chocolate.) (T/O)
14 ESTRUTURA LINGUÍSTICA - NÍVEL 3
14-a Adjetivos geralmente seguem substantivos quando apropriado (e.g. um barco grande vs. um grande barco) ????
14-b Verbos concordam com os sujeitos (ex. ele estava sorrindo vs. ele estive sorrindo) (O)
14-c Verbos concordam com os números de sujeitos (ex. João está em casa vs. João estão em casa) (O)
14-d Emite flexões adjetivas quanto ao grau comparativo e superlativo (ex. grande, maior, enorme) (T/O)
14-e Emite advérbios para modificar verbos (ex. Vai rápido. Está lento.) (T/O)
14-M Emite 10 diferentes frases verbais contendo pelo menos 3 palavras com 2 modificadores (ex. advérbios,preposições, pronomes) (ex. Me empurre com força. Suba os degraus.) (T/O)
15 ESTRUTURA LINGUÍSTICA - NÍVEL 3
15-a Emite diferentes frases com substantivos e verbos conectados por conjunções (ex. e, ou, mas, ainda) (O)
15-b Demonstra MLU de 5 morfemas (5 enunciados em uma frase cada uma tendo significado individual) (O)
15-c Pronomes concordam com o gênero (ex. o garoto jogou a si mesmo vs. o garoto jogou a si mesma) (O)
15-d Pronomes concordam com número (ex. o garoto se jogou vs. os garotos se jogou) (O)
15-e Usa quantificação em um sentença (ex. sempre, nunca, as vezes) (O)
15-f Usa demonstrativo em uma sentença (ex. este, aquele, estes, aqueles) (O)
15-g Emite palavras que descrevem a certeza de outras palavras (ex. Eu acho... Eu tenho certeza... talvez ) (O)
15-M Combina substantivo e verbo na frase para produzir 10 diferentes clausulas ou sentenças gramaticalmentecorretas contendo, pelo menos, 5 palavras (ex. O cachorro lambeu meu rosto. ) (T/O)
LEITURA
–
NÍVEL 3
(NOTA: está sessão inicia no nível 3)
11 LEITURA NÍVEL 3
11-a Vira as páginas e olha para o livro por 30 segundos (TO: 30 seg.)
11-b Pede para lerem histórias dos livros (O)
11-c Toca figuras nos livros que correspondem às histórias (ex. onde está o lobo mau? ) (T/O)
11-M Atenta para um livro quando uma história está sendo lida para a criança em 75% das vezes (TO: 3min)
12 LEITURA NÍVEL 3
12-a Completa um quebra cabeça de ABC sem dicas (T/O)
12-b Recita 5 letras do alfabeto como uma dica inicial (ex. A, B...) (T)
12-c Tem um livro favorito e pode dar nome a ele ao ver as figuras na capa (O)
12-d Tateia figuras em livro enquanto um adulto lê a história (T/O)
12-e Pareia todas as letras maiúsculas (T)
12-M Seleciona (discriminação de ouvinte) as letras maiúsculas corretas de um conjunto de 5 letras, para 10 letrasdiferentes (T)
13 LEITURA NÍVEL 3
13-a Recita ou canta o alfabeto inteiro com apenas uma dica verbal para fazê-lo (T)
13-b Pede para dizer quais palavras estão escritas (ex. Que palavra é esta? ) (O)
13-c Finge ler um livro (O)
13-d Discrimina como ouvinte (DO) seu próprio nome de um conjunto de 3 nomes escritos (T)
13-e Olha para palavras escritas mais do que apenas para figuras quando histórias estão sendo lidas para ele (O)
13-M Tateia 10 letras maiúsculas sob comando (T)
14 LEITURA NÍVEL 3
14-a Discrimina a maioria das letras maiúsculas (mas pode confundir algumas; ex. M e N; P e R) (T)
14-b Pareia 5 palavras em cartões às mesmas palavras escritas no papel (T)
14-c Oferece o nome da letra dados 5 sons e 5 sons dados o nome de uma letra (T)
14-d Relembra intraverbalmente 3 histórias que foram lidas para a criança (T/O)
14-e Demonstra discriminação de ouvinte e tato generalizado por 3 diferentes variações de letras maiúsculas (T)
11-M Atenta para um livro quando uma história está sendo lida para a criança em 75% das vezes (TO: 3min)
ESCRITA
–
NÍVEL 3
(Nota: essa seção inicia para o Nível 3)
11 ESCRITA NÍVEL 3
11-a
Usa um instrumento de escrita para marcar um papel, quadro branco, quadro magnético de brinquedo quandosolicitado (T)
11-b
Rabisca de forma independente no papel, quadro branco, quadro magnético de brinquedo, etc. (O)
11-c
Demonstra dominância da mão direita ou esquerda (T/O)
11-d
Imita movimentos horizontais de vai e vem com um giz de cera, marcador, ou lápis (T)
11-e
Imita movimentos verticais para cima e para baixo com um giz de cera, marcador, ou lápis (T)
11-f
Imita movimentos circulares pequenos e amplos com um giz de cera, marcador, ou lápis (T)
11-g
Imita movimentos diagonais e curvados com giz de cera, marcador, ou lápis (T)
11-M Imita 5 ações escritas diferentes modeladas por um adulto usando um instrumento de escrita e umasuperfície para escrita (T)
12 ESCRITA NÍVEL 3
12-a
Demonstra pinça apropriada com o instrumento de escrita (T/O)
12-b
Imita o desenho de um quadrado e de um triângulo (T)
12-c
Traça 3 formas diferentes e permanece dentro do espaço ou centímetros da linha (T)
12-d
Copia 3 formas diferentes quando dado o modelo (T)
12-e
Desenha uma linha em uma papel de um ponto A para um ponto B dentro do espaço oucentímetros do centro deuma trajetória curva de 6 centímetros. (T)
12-f
Copia 5 linhas e formas diferentes em conjunto (T)
12-M Traça de forma independente 5 formas geométricas diferentes dentro de 1/4 de polegada das linhas (ex.:círculo, quadrado, triângulo, retângulo, estrela) (T)
13 ESCRITA NÍVEL 3
13-a
Copia 4 números ou letras (T)
13-b
Combina formas de modo independente para fazer uma figura (instruções verbais de um adulto são permitidas) (T)
13-c
Desenha de forma independente uma pessoa com 4 partes do corpo reconhecíveis (instruções verbais de um adultosão permitidas (T)
13-d
Traça seu próprio nome no papel e permanece dentro de ½ centímetro das letras.
13-M Copia 10 letras ou números legíveis (T)
14 ESCRITA NÍVEL 3
14-a
Copia de forma legível o seu próprio nome em um papel com linhas (T)
14-b
Colore imagens em livros de colorir e na maior parte permanece dentro das linhas (T)
14-c
Copia números de 1-10 de forma legível em um papel com linhas (T)
14-d
Copia 10 letras maiúsculas e 10 letras minúsculas legíveis em um papel com linhas (T)
14-M Soletrar e escrever de forma legível seu próprio nome sem fazer cópia (T)
15 ESCRITA NÍVEL 3
15-a
Desenha figuras reconhecíveis de 3 itens diferentes (T)
15-b
Escreve de forma legível 10 letras ou números quando ditados (T)
15-c
Copia de forma legível 5 palavras simples (T)
15-M Copia todas as 26 letras maiúsculas e minúsculas de forma legível (T)
MATEMÁTICA
–
NÍVEL 3
(Nota: essa seção inicia para o Nível 3)
15 LEITURA NÍVEL 3
15-a
Indica se 2 palavras rima ou não com 10 rimas diferentes (ex. gato e rato vs. gato e bota) (T)
15-b Tateia a maioria das letras maiúsculas (pode confundir aquelas que são similares ex. M e N; P e R) (T)
15-c Pareia 10 letras minúsculas com maiúsculas (T)
15-d Discrimina como ouvinte entre números e letras (ex. Qual é a letra? ) (T)
15-e Soletra seu próprio nome sem dicas (T)
15-f Seleciona (discrimina como ouvinte) 5 palavras escritas corretas diferentes de um conjunto de 3 palavras (T)
15-M Pareia 5 palavras às figuras correspondentes ou itens em um conjunto de 5 e vice versa (ex. pareia apalavra escrita pássaro à figura de um pássaro) (T)
11 MATEMÁTICA NÍVEL 3
11-a
Conta mecanicamente até 5 com um ponto de partida verbal (ex.: Conte 1, 2... ) (T)
11-b
Organiza objetos por tamanho (ex.: blocos pequenos, médios e grandes) (T)
11-c
Distingue entre 1 e 2 itens como um ouvinte (ex.: Onde estão 2 barcos? ) (T)
11-d
Distingue entre 1 e 2 itens como mando (ex.: Eu quero 2 cookies .) (T/O)
11-e
Combina com o modelo números de 1-10 (ex.: Coloca o número 4 com o número 4 ) (T)
11-M Identifica como ouvinte os números de 1-5 em um conjunto de 5 números diferentes (T)
12 MATEMÁTICA NÍVEL 3
12-a Distingue entre 1 e 2 itens como tato (ex.: Quantos sapatos você tem? ) (T)
12-b Conta de 1-5 com os dedos de forma correspondente (ex.: Mostre-me 2 dedos .) (T)
12-c Distingue entre 1, 2 e 3 itens como ouvinte (ex.: Você pode encontrar 3 flores? ) (T)
12-d Conta dois itens com correspondência de 1:1 (T) 12-M Tateia os números de 1-5 (T)
13 MATEMÁTICA NÍVEL 3
13-a
Diz a idade quando perguntado (T)
13-b
Conta até 3 itens a partir da instrução verbal “ Quantos?” e relaciona com um conjunto de itens (T)
13-c
Identifica como ouvinte (discriminação de ouvinte) o número de itens (ex.: Qual figura tem 2 carros? ) (T)
13-d
Demonstra enumeração na contagem para números (ênfase final no número correto) (T)
13-M Conta itens de 1-5 de um grande conjunto de itens com correspondência de 1 pra 1 (ex.: Me dê 4 carros.Agora me dê 2 carros.) (T)
14 MATEMÁTICA NÍVEL 3
14-a
Tateia corretamente uma coleção de 1- 3 itens como “1, 2 e 3” (ex.: Quantos tem aqui? ) (T)
14-b
Identifica (discriminação de ouvinte) uma coleção de itens com mais ou menos que um grupo comparação (T)
14-c
Identifica (discriminação de ouvinte) um recipiente como cheio ou vazio (T)
14-d
Identifica (discriminação de ouvinte) um item como maior ou menor que um item comparação (T)
14-e
Identifica (discriminação de ouvinte) um item como maior ou menor que um item comparação (T)
14-M Identifica como um ouvinte 8 comparações diferentes envolvendo medidas (ex.: Me mostre o mais ou omenos, o grande ou o pequeno, o muito ou o pouco, o cheio ou o vazio, o alto ou o baixo) (T)
15 MATEMÁTICA NÍVEL 3
15-a
Desempenha uma ação com o número de vezes especificado (ex.: Bata palmas 3 vezes.) (T)
15-b
Completa uma sequência ou padrão contendo 2 elementos (ex.: vermelho-verde, vermelho-verde) (T)
15-c
Identifica (discriminação de ouvinte) corretamente os termos ordinais “primeiro” e “último” (T)
15-d
Identifica (discriminação de ouvinte) corretamente os tatos “manhã” e “noite” (T)
15-e
Responde ao intraverbal para qual número é o próximo de sequência de 1-9 (T)
15-f
Identifica (discriminação de ouvinte) corretamente 3 moedas diferentes e intraverbalmente inicia o que fazer como dinheiro (T)
15-M Combina corretamente um número escrito à quantidade e a quantidade ao número escrito para os númerosde 1-5 (ex.: combinar o número 3 a uma figura com 3 caminhões) (T)
X - HABILIDADES APARENTEMENTE AUSENTE
- em revisão pelas terapeutas
Mando
Tato
Resposta de ouvinte
Recepção Visual e Pareamento ao Modelo
Percepção Visual e Pareamento ao Modelo
Brincar Independente
Comportamento social e brincar social
Resposta de Ouvinte por Função, Característica e classe
Intraverbal
ROTINAS de Classe e HABILIDADES de grupo
Estrutura Linguística
Leitura
Escrita
Matemática
HABILIDADES BEM DESENVOLVIDAS
- em revisão pelas terapeutas
Mando
Tato
Resposta de ouvinte
Recepção Visual e Pareamento ao Modelo
Percepção Visual e Pareamento ao Modelo
Brincar Independente
Comportamento social e brincar social
Resposta de Ouvinte por Função, Característica e classe
Intraverbal
ROTINAS de Classe e HABILIDADES de grupo
Estrutura Linguística
Leitura
Escrita
Matemática
ANOTAÇÕES PEI - ANÁLISE DE TAREFAS E RASTREAMENTO DE HABILIDADES
Quanto mais anotações você fizer para te auxiliarem a elaborar o PEI deste caso, mais a estratégia será ASSERTIVA.
STATUS
*
EM ANDAMENTO
FINALIZOU
Consentimento
*
Eu, , finalizo esta aplicação e me comprometo a salvar os resultados e disponibilizá-los para os resonsáveis.
FINALIZAR